quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Reportagem Especial – Suellen Rocha

Ela faz parte da nova geração. Uma jogadora polivalente e extremamente técnica. Estou falando da meia atacante Suellen Rocha, que com apenas 20 anos, já acumula grandes títulos e muito aprendizado.

Com passagens pelo Corinthians Mackenzie, Juventus e Foz Cataratas, a atleta confirmou a nossa equipe que está negociando com o Novo Mundo F.C. e que a negociação está bastante avançada, cerca de 99% de chances da jogadora atuar no novo clube.

Em reportagem exclusiva para o nosso blog EuCurtoFutebolFeminino.blogspot.com.br a jogadora comentou das dificuldades que todas as atletas enfrentam no mundo do futebol e também do preconceito da sociedade.

Confira a entrevista completa:

• Onde tudo começou

Na rua e no quintal de casa. Comecei aos 9 anos. A princípio não pensava em ser jogadora de futebol, mas depois que eu comecei a engrenar no esporte, eu comecei a sonhar em ser atleta.

• Família

No início tudo era muito complicado, porque futebol feminino antes era muito pouco divulgado, mas depois todos os familiares me apoiaram e me apoiam muito, principalmente meus pais e meu irmão.

• Amigos

No futebol fiz grandes amizades, alguns me apoiaram, outros tinham preconceito, pois diziam que futebol era coisa pra homem. Hoje ainda sofro com esse preconceito, tenho colegas que não apoiam e que ainda têm esse pensamento de que futebol é pra homem. Mas felizmente a grande maioria incentiva e apoia.

• Dificuldades

Bom no início as mulheres que jogam futebol sofrem muito. Com falta de apoio, falta de estrutura, falta de valorização, falta de reconhecimento, preconceito, falta de salário, falta de um calendário de campeonatos de futebol feminino, falta de carteira assinada, pelo fato do futebol feminino no Brasil ainda ser visto como amador. Enfim, são muitas dificuldades que as atletas do futebol feminino enfrentam.

• Gol mais bonito

Acho que foi o meu primeiro gol, pelo Clube Atlético Juventus. Foi em um amistoso contra um time americano de futebol feminino. Em que eu peguei a bola do meio de campo, driblei duas jogadoras e encobri a goleira. (Risos). Acho que foi esse, não sou muito de fazer gols. (Risos).

• Primeiro jogo como profissional

Foi pelo Campeonato Paulista quando tinha 15 anos eu acho. Foi na partida entre Juventus e Rio Branco.

• Ídolo (Futebol e na Vida)

Meu ídolo no Futebol é o Messi e o meu ídolo na vida é o meu Pai.

• Títulos

Campeã Paulista sub-17, Campeã estadual dos jogos escolares, Campeã Brasileira dos jogos escolares, Vice-Campeã dos jogos escolares, Bicampeã Paranaense, Campeã da Copa do Brasil e Vice-Campeã da Taça Libertadores da América de Futebol Feminino.

• Decepções

Com muitas pessoas que entram no futebol feminino pra estragar ou só entram pra ganhar dinheiro, pra tirar de quem não tem. Digo isso sobre os dirigentes de alguns times, que não valorizam sua base, que simplesmente estão no esporte pela forma mais fácil de ganhar dinheiro. Essas são as maiores decepções.

• Sonho

Sonho em um dia chegar na seleção principal nas Olímpiadas e honrar essa camisa. Sonho também em ver o futebol feminino na mídia assim como os times masculinos. Sonho com a valorização não só da modalidade feminina, como do esporte brasileiro. Sonho que um dia uma 'atleta de futebol feminino' tenha o salário igualado ao salário de um profissional de futebol masculino. E sonho que todo esse preconceito um dia possa acabar.

• Arrependimento

De ter acreditado em pessoas que muito me prejudicaram e de que muitas vezes o medo ter tomado conta, tudo isso pelo fato de quando mais nova ter sido muito inexperiente.

• Saudade

Saudade das pessoas que mais me apoiaram e que se foram sem ao menos me ver ter conquistado títulos. Saudade das amizades que conquistei e que nunca mais o vi, porém, que sempre me apoiaram e me deram forças.

Sobre as expectativas para este ano, Suellen Rocha espera ser um ano muito positivo para o futebol feminino.

“São as melhores. Que possamos fazer um ótimo campeonato, que possa conquistar títulos com muita saúde poder conquistar 100% dos objetivos.”

Espera que este ano o futebol feminino seja mais reconhecido?

“Com certeza, que o futebol feminino progrida mais e mais e que a valorização e a divulgação melhorem em 100%.”

No final da entrevista, Suellen Rocha deixou um recado para nosso blog e para toda torcida brasileira.

“Que as pessoas possam divulgar o futebol feminino para: parentes, amigos, família e colegas. Para que curtam esta página que reconhece o trabalho de grandes atletas do Futebol Feminino. E dizer que aquelas pessoas que sonham, que elas possam acreditar e nunca desistir de seus objetivos, que quando se tem fé, vontade e determinação tudo se conquista. E agradecer o apoio, valorização e reconhecimento do André Ventura e dos que curtem essa página. Valeu.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário